Pedro Silva

Você me fez voltar a ter fé

Eu nunca fui uma pessoa muito religiosa e isso vem desde cedo. Na minha família não é, e nunca foi costume ir à igreja ou orar antes de dormir. Lembro vagamente de ter ido à igreja algumas poucas e raras vezes, porém, nessa época eu ainda era pequeno demais pra entender o que é ter fé e seguir esse raciocínio de que possa existir algo de bom lá fora.

Segundo o Google e segundo você, ter fé não significa necessariamente ter uma religião. Você não precisa se desesperar e ir atrás da primeira igreja ou centro espiritual à procura de sua fé. Calma. Não é lá que você vai encontrar. A sua fé, assim como o amor, está dentro de você.

Fé é além disso, significa acreditar em algo. Crer em algo. Ter fé em algo, ou em alguém.

Podemos ter fé em várias coisas possíveis ou impossíveis, por pessoas ou por dogmas que fazem algum sentido pra você, que além de fazer sentido te faz sentir. Sua fé pode ser em Deus, pode ser um Santinho que te faz se sentir em paz, pode ser nas pessoas ao seu redor, ou até mesmo em você. Principalmente em você.

Ter fé em você não significa que você é um Deus ou um Santo que precisa urgentemente de um pedestal. Ter fé em você é crer que você é capaz, que você consegue, que você acredita em você e que se esforça pra isso acontecer.

Antes de conhecer você, eu não tinha fé em nada, e isso inclui a mim e a minha vida. Eu não tinha fé em mim. Eu não acreditava que era capaz de fazer grandes coisas e as vezes não acreditava que eu poderia ser capaz de fazer até mesmo as coisas miudinhas que todo mundo conseguia fazer em um piscar de olhos. Eu estava no fundo do poço. Me sentia incapaz. Eu estava descrente de que tudo isso poderia melhorar.

E então surgiu você, que me fez enxergar primeiro que a fé existe dentro de nós, não só em coisas que envolvem a igreja, mas nas coisas que nos envolve, seja espiritualmente ou não.

Quando entendi o significado de Fé, entendi também que precisava acreditar em mim, acreditar que tenho toda a força que necessito pra viver a cada dia. Eu precisava disso. Eu precisava crer que ia melhorar, mas não só crer, eu precisava fazer algo por mim. Eu precisava fazer valer a minha vida.

Hoje, tenho fé não só em mim, mas também tenho fé nas pessoas, na bondade, na empatia, na doação. Tenho fé de que sempre tenho algo bom, mesmo que a situação seja ruim, você tem que procurar motivos para estar ali, para sorrir, para passar por tudo isso que te prende ao chão e te sufoca. Você precisa de uma âncora que te permita voar de vez em quando. Você precisa de algo em que acreditar para seguir em frente.

Pedro Silva